10 de dezembro de 2015

Graffiti - A arte ou o crime?


Há anos, pelos ruas das nossas cidades, somos tristemente presenteados, e que me desculpe a comunidade graffiter, por verdadeiros atentados contra o nosso património. São inúmeras as paredes, muros, monumentos, caixas de telecomunicações, mobiliário urbano, por esse país fora, riscadas, avulsas vezes com sarrabiscos de sublime mau gosto, por este nosso país fora.

Nos últimos dias o graffiti, e a forma como o mesmo é feito, está na boca do mundo pelos piores motivos. Três jovens, perderam lamentavelmente a vida, no apeadeiro da Palmilheira em Águas Santas, enquanto "grafitavam" um comboio da CP que ali estava momentaneamente parado. Ao que parece, os jovens foram colhidos pelo comboio, quando (alegadamente) fugiam do revisor que, no exercício da sua profissão, tentava zelar, da forma que lhe pareceu  mais conveniente, pela integridade de um bem, que, àquele momento, estava sob sua guarda.

Nunca, nos (poucos) anos de vida que tenho, me lembro de ter ouvido falar desta forma de arte, pelos melhores motivos, e hoje não é excepção.

O graffiti é, sem sombra de dúvida, uma arte. Os graffiters são, claro está artistas. Contudo, que me desculpe toda a comunidade apaixonada por esta forma de arte, pintar um comboio, cuja propriedade até nos pertence a todos, é, tão simplesmente crime, fazendo assim que aqueles que praticaram tal acto sejam criminosos.

O mesmo acontece quanto o fazem às nossas paredes e aos nossos monumentos. Escrever umas letras na escadaria da Câmara Municipal, fazer uns riscos no Gonçalo Mendes da Maia, não é arte, é crime e quem o faz é, pois claro está, criminoso. Pintar o muro do quintal da vizinha, com um desenho, por mais bonito que seja, não é arte, é crime, sendo o seu pintor, um criminoso.


Anualmente os agentes políticos e as empresas (como é o caso da CP), gastam centenas de milhares de euros a limpar estes vestígios de alegada arte. O graffiti, enquanto ato de vandalismo deverá ser, rapidamente, criminalizado.

À arte o que é arte, à justiça o que é crime.

Sem comentários:

Querida mãe, (alegadamente) mudei o Hotel! Retrato de uma geração (que é a minha).

Como é hábito, nas férias de Páscoa são milhares de jovens que rumam a Espanha para a viagem de finalistas do ensino secundário. Ao longo do...