1 de agosto de 2009

MAIACT ’09 - O balanço

Dezenas de milhar de pessoas marcaram presença na edição de 2009 do MAIACT – Festival da Juventude da Maia.

Concretizou-se, assim, o propósito da Câmara Municipal da Maia de aproximar os jovens do Concelho ao Pelouro da Juventude e de os fazer encarar esta iniciativa como o seu festival. Uma aposta ganha e os resultados falam por si.


Concertos

O conjunto de grupos escolhidos para os concertos do MAIACT ’09 foi considerado pelos especialistas e pelo público como o melhor cartaz possível de música portuguesa da actualidade, tanto em qualidade, como em diversidade. Isso reflectiu-se nos mais de 30.000 espectadores nas oito noites de espectáculos e em três lotações esgotadas nas últimas noites do MAIACT.

Oportunidades


Para além da intenção de trazer à Maia os melhores grupos portugueses da actualidade, o Pelouro da Juventude não deixou de dar especial enfoque aos jovens do Concelho, incluindo no cartaz bandas da Maia que puderam desfrutar da oportunidade de emparceirar com grandes nomes nacionais. Acresce, ainda, a quarta edição do Festival de Danças Urbanas, este ano com elevados índices de qualidade técnica e artística, e o Concurso de Bandas de Garagem que bateu recordes de participação.

O MAIACT é, também, uma oportunidade dos jovens da Maia assistirem a espectáculos de top, sem custos e perto de casa.



A área radical do MAIACT, localizada no Parque Central da Maia, foi igualmente um êxito.
É difícil quantificar o número de visitantes, por se tratar de um “open space”, mas, ao longo dos oito dias, milhares de jovens deram cor e movimento ao Actimax, sendo as preferências direccionadas para o bungee jump e para o slide.
Diversos grupos organizados de Escolas, ATL’s e Colónias de Férias incluíram o Actimax nas suas actividades e alguns regressaram várias vezes.

Voluntariado

À semelhança do ano anterior, a Organização criou um Programa de Voluntariado para o MAIACT, em que participaram cerca de 50 jovens.
Motivação, profissionalismo, alegria e disponibilidade foram as marcas deixadas por este grupo de jovens que deram um contributo fundamental para que o seu Festival decorresse da melhor forma e deram, igualmente, uma lição de cidadania e de serviço público.

O MAIACT – Festival da Juventude é um evento consolidado e integra já o calendário das acções de referência para os jovens da Área Metropolitana do Porto. Conquistou a admiração e o respeito de toda a gente e deixa orgulhosos os maiatos de verem a sua terra elogiada em todo o país por levar a efeito um Festival desta natureza.

1 comentário:

Claudia disse...

mais um ano passou e mais um voluntariado!!! mais uma no para recordar, para rever amizades, mais um ano em grande com óptimas bandas portuguesas, com óptimos concertos.
Maiact deixa mais uma vez saudades...

Querida mãe, (alegadamente) mudei o Hotel! Retrato de uma geração (que é a minha).

Como é hábito, nas férias de Páscoa são milhares de jovens que rumam a Espanha para a viagem de finalistas do ensino secundário. Ao longo do...