19 de junho de 2009

Durão Barroso - Pequena Biografia


José Manuel Durão Barroso nasceu em Lisboa a 23 de Março de 1956 e é tido, na forma como vê a política, como "frio, calculista, formal e racional". O momento decisivo para enveredar pela política ocorreu a 25 de Abril de 1974 - dia que considera o "mais importante" da sua vida - quando assistiu à Revolução dos Cravos em pleno Largo do Carmo, local simbólico da queda do antigo regime em Portugal.

Já estudante do curso de Direito, juntou-se ao Movimento Revolucionário do Proletariado Português (MRPP, extrema-esquerda), onde surpreendeu pelos discursos inflamados e radicais, pela invasão das instalações da Radiotelevisão Portuguesa (RTP) para explicar o que o opunha ao Partido Comunista Português (PCP) e, ainda, por alguns episódios mais ou menos violentos. O corte com o passado ocorreu em 1977, quando o pai morreu.

Mudou-se para Genebra e Washington, onde prosseguiu estudos. Em Dezembro de 1980, tornou-se militante do Partido Popular Democrático-Partido Social-Democrata (PPD-PSD), regressando a Portugal durante os governos de Aníbal Cavaco Silva - actualmente Presidente da República - primeiro como secretário de Estado-adjunto do ministro da Administração Interna, depois como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e, por fim, como ministro dos Negócios Estrangeiros.

Em 1999 assumiu a liderança do PSD. Nas eleições autárquicas de 2001, a derrota do Partido Socialista levou o primeiro-ministro António Guterres à demissão. O Presidente da República Jorge Sampaio convoca eleições antecipadas. A 17 de Março de 2002, o PSD ganha as legislativas, tornando-se realidade a frase que um ano antes Durão Barroso proferira numa entrevista: "Sei que vou ganhar, só não sei quando".

A vitória do PSD nas legislativas, embora sem maioria absoluta, levou Durão Barroso a negociar uma coligação governamental com o Centro Democrático Social/Partido Popular (CDS/PP) de Paulo Portas, que permitiu formar o executivo. Dois anos depois, já era dominante o discurso da confiança na "retoma económica" e a promessa pública de que o governo PSD/CDS-PP seria para "duas legislaturas".

Após pouco mais de dois anos como primeiro-ministro, Durão Barroso - que fala fluentemente francês e inglês - é nomeado presidente da Comissão Europeia, iniciando o mandato de cinco anos a 22 de Julho de 2004. Se o Tratado de Lisboa tiver condições para vigorar a partir de 01 de Janeiro de 2010, no início da presidência semestral espanhola da União Europeia (UE), a comunidade passará a ter um presidente permanente e um chefe da diplomacia para os 27.

Sem comentários:

Querida mãe, (alegadamente) mudei o Hotel! Retrato de uma geração (que é a minha).

Como é hábito, nas férias de Páscoa são milhares de jovens que rumam a Espanha para a viagem de finalistas do ensino secundário. Ao longo do...