12 de abril de 2009

Maia ultrapassa os 100 mil eleitores

A Maia ultrapassou finalmente a fasquia dos 100 mil eleitores. Depois de a autarquia ter lançado uma campanha de incentivo ao recenseamento há sensivelmente quatro anos, os resultados aparecem perto de mais um acto eleitoral. Segundo publicação do Diário da República de 3 de Março último, a Maia tem actualmente 104 006 eleitores recenseados.

Na prática, o facto de a Maia ter mais de 100 mil eleitores revela-se de duas formas. A financeira, com o município a obter um estatuto superior e consequentemente mais verbas através do Fundo Geral Municipal, Fundo de Coesão Municipal e Fundo Social Municipal. A eleitoral, com o executivo a passar a ter 11 eleitos, (o presidente e dez vereadores) face aos actuais nove.
Na Assembleia Municipal é também de realçar que o número mínimo de eleitos passará a ser de 50, incluindo os 17 presidentes de Junta.

Nesta actualização é de salientar igualmente a subida de patamar em duas das 17 freguesias maiatas, Águas Santas e Gueifães. Na primeira, o número de eleitores passou os 20 mil, o que representa um aumento de eleitos de 13 para 19. Águas Santas é a única freguesia maiata com números desta ordem.

Em relação a Gueifães, os eleitores passaram a dezena de milhar, o que permite ao presidente eleito nas próximas autárquicas poder desempenhar o cargo a tempo inteiro. Num futuro recenseamento, Maia, Moreira e Pedrouços poderão ter igual estatuto dado que neste momento têm mais de nove mil eleitores.
A Maia é neste momento o 5º Concelho com mais eleitores do Distrito do Porto, depois de Vila Nova de Gaia (249 689), Porto (235 783), Matosinhos (143 298) e Gondomar (140 686).

Fonte: Jornal "Maia Hoje"

Sem comentários:

Querida mãe, (alegadamente) mudei o Hotel! Retrato de uma geração (que é a minha).

Como é hábito, nas férias de Páscoa são milhares de jovens que rumam a Espanha para a viagem de finalistas do ensino secundário. Ao longo do...