15 de junho de 2009

Exames nacionais começam amanhã

Os exames nacionais, cuja primeira fase começa terça-feira, envolvem milhares de alunos e elementos das forças de segurança, bem como quase todo o corpo docente e auxiliares para assegurar que tudo corre dentro do previsto
´
As férias já deveriam ter começado para estes jovens, mas os exames obrigam a mais umas semanas de estudo depois do último dia de aulas.

Os exames mobilizam também quase todo o corpo docente e auxiliares de acção educativa, mas é às forças de segurança que compete o transporte das provas para evitar fugas de informação ou deturpação de dados.

Ao corpo docente cabe a organização interna dos exames, distribuição de pessoal vigilante pelas salas e a garantia de sigilo.

À medida que os exames se aproximam, muitos alunos procuram explicações, sobretudo para os cursos de Ciências, mas com a crise também este mercado sofreu uma quebra face a anos anteriores.

A partir de terça-feira, mais de 250 mil alunos deverão realizar exames nacionais, segundo dados do Ministério da Educação.

O Gabinete de Avaliação Educacional emitiu entretanto algumas recomendações aos alunos, nomeadamente não esquecer um documento de identificação com fotografia e verificar na véspera a hora de início da prova.

Imprimir o calendário de exames e verificar se têm todo o material necessário à realização da prova são outros procedimentos recomendados aos estudantes, além da leitura atenta dos enunciados da prova.

A operação exames nacionais envolve 5.800 militares da GNR, que têm a responsabilidade de guardar e transportar as provas, numa das maiores operações que esta força de segurança realiza todos os anos a nível nacional.

Também a PSP é envolvida nesta operação, com cerca de 600 agentes.

Os exames nacionais serão efectuados por 253.837 alunos, divididos entre 156.860 do ensino secundário e 96.977 do ensino básico.

Sem comentários:

Querida mãe, (alegadamente) mudei o Hotel! Retrato de uma geração (que é a minha).

Como é hábito, nas férias de Páscoa são milhares de jovens que rumam a Espanha para a viagem de finalistas do ensino secundário. Ao longo do...