A recandidatura do social-democrata Rui Rio à Câmara do Porto vai ser apresentada publicamente hoje, com a presença da presidente do partido, Manuela Ferreira Leite, anunciaram hoje as concelhias do PSD e do CDS, num comunicado enviado à Lusa.
A apresentação pública da candidatura "Porto em Primeiro" está marcada para as 18:00, num hotel da cidade, e contará ainda com a presença de Diogo Feio, em representação do CDS/PP.
O evento contará, também, com a intervenção de Miguel Veiga, mandatário da candidatura, escreve-se no comunicado.
A apresentação pública da candidatura "Porto em Primeiro" está marcada para as 18:00, num hotel da cidade, e contará ainda com a presença de Diogo Feio, em representação do CDS/PP.
O evento contará, também, com a intervenção de Miguel Veiga, mandatário da candidatura, escreve-se no comunicado.
“O PORTO EM PRIMEIRO”
1- Em 2001, o PSD e o CDS-PP apresentaram-se a Eleições para a Câmara Municipal do Porto, através da Coligação “Pelo Porto, Sempre”, encabeçada pelo Dr. Rui Rio.Em 2005, ambos os Partidos reeditaram essa Coligação, também encabeçada pelo Dr. Rui Rio, com o lema: “Pelo Porto, Uma Vez Mais”.
2- O PSD e o CDS-PP do Porto tornam, hoje - volvidos exactamente oito anos (24 de Abril de 2001) da apresentação à Cidade do Dr. Rui Rio como candidato à Câmara Municipal do Porto - público o seguinte:
- Ambos os Partidos decidiram, após os devidos procedimentos partidários internos, reeditar uma Coligação do PSD e do CDS/PP para as próximas Eleições Autárquicas na Cidade do Porto;
- Ambos os Partidos decidiram, também, após os devidos procedimentos partidários internos, indigitar o Dr. Rui Rio como o Candidato da Coligação entre o PSD e o CDS-PP, à Câmara Municipal do Porto.
3- A decisão, de ambos os Partidos, em reeditarem uma Coligação para a Câmara Municipal do Porto prende-se, primeiro, com o facto nuclear e central de fazerem uma avaliação excepcionalmente positiva dos dois Mandatos dos Executivos Camarários do PSD e do CDS-PP, encabeçados pelo Dr. Rui Rio, no que destacamos:
- A ruptura assumida com aqueles que eram os poderes instalados na Cidade e com o que era a gestão ruinosa do Porto nas mais diversas vertentes, na qual, o expoente máximo e paradigmático, foi a “Porto 2001”, constituída, exactamente, pelas mesmas pessoas que agora querem regressar à Gestão Pública do Município do Porto;
- A coesão social passou a ser a prioridade da acção política da Câmara Municipal do Porto, com particular destaque para a requalificação dos Bairros Sociais e a renovação do Parque Escolar, sem esquecer o programa Porto Feliz vergonhosamente boicotado pelo Governo do PS;
- A reabilitação e revitalização da Baixa do Porto passou, também, a ser, uma prioridade da Câmara Municipal do Porto: o Porto liderou, a nível nacional, a promoção da reabilitação urbana, nomeadamente através da elaboração da legislação que criou as Sociedades de Reabilitação Urbana (SRU) e fundou, nesse âmbito, a PortoVivo que está já a implementar a recuperação de vários quarteirões da Baixa. A par disso, resolveu as “vergonhas socialistas” que herdou, das quais é expoente máximo o Túnel de Ceuta, e apresentou já soluções para diversas situações como a reabilitação da Praça de Lisboa, para lá de ter realizado a reabilitação das principais ruas da Baixa;
- A afirmação internacional do Porto, através de eventos lançados pela Câmara Municipal do Porto como, por exemplo, o Red Bull Air Race ou o Circuito da Boavista. 4- Após as reformas profundas introduzidas pelos Executivos Camarários no que concerne às prioridades políticas para a Cidade e no rigor e seriedade implementados na gestão da “coisa pública”, o PSD e o CDS-PP, a seu tempo, através do Candidato Rui Rio, apresentarão o Programa Eleitoral para as próximas Eleições, tendo sempre como presente o que aconteceu em anteriores Eleições.
O Programa Eleitoral de Acção da Câmara Municipal do Porto deve ser como o Programa apresentado em 2005: ambicioso e realista, e cumprido com o mesmo rigor e seriedade que os anteriores.
5 – A actual lei impõe – e bem – a limitação de 3 mandatos seguidos aos Presidentes de Câmara. Assim, o PSD e o CDS entendem que faz todo o sentido que o Dr. Rui Rio cumpra o seu terceiro e último mandato à frente da Câmara do Porto, concluindo, desse modo, o projecto sério e muito positivo que tem vindo a ser construído na cidade do Porto.
6- A Coligação do PSD e do CDS-PP para as próximas Eleições da Câmara Municipal do Porto, encabeçada pelo Dr. Rui Rio, terá como lema: “O Porto em Primeiro”.O mote do nome da Coligação deixa claro que o PSD e o CDS-PP não desejam um Candidato que ande “de porto em porto” à procura do melhor abrigo.“O Porto em Primeiro” representa a vontade em ter um candidato, o Dr. Rui Rio , que honra a tradição Democrática da Cidade, e que não engana os Portugueses que são chamados a votar em Eleições Europeias, nem os Portuenses que votarão nas próximas Eleições Municipais.
“O Porto em Primeiro” representa, também, o respeito pelo carácter que está entranhado no granito do Porto. O carácter de quem não usa ou utiliza a Cidade como passaporte para Bruxelas ou Estrasburgo, mas que se Candidata, tão só e apenas, para servir o Porto.
“O Porto em Primeiro”, representa, por fim, a escolha de um Candidato, o Dr. Rui Rio, que tendo tido, ao longo dos seus mandatos, diversos apelos para o exercício de Funções Nacionais, colocou, sempre, o Porto em Primeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário